Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Emulando o Master System - Parte 3


Não demorou muito para que eu começasse a reclamar da lentidão do meu PC, e realmente ele estava bem datado lá pelo ano de 2001, quando até o Windows 98 estava ficando ultrapassado enquanto eu continuava no Windows 95. Meu pai custeou um upgrade, e assim passei a usar um AMD K7 com mais memória RAM e poder de processamento (não lembro a configuração exata agora, mas ele conseguiu chegar até 850MHz e 256MB RAM após novos upgrades).

O poder de processamento aumentou, assim como as telas azuis já que o novo sistema operacional era o famigerado Windows 98. Mas o mais importante é que agora um novo leque de opções estava aberto. Passei a emular com sucesso jogos de arcade e Neo Geo com o MAME e o NeoRAGEX, e até Playstation 1 e Gameboy Advance eu rodava com os ótimos ePSXe e Visual Boy Advance.

Com essa máquina, o MEKA tem que rodar!

Welcome to the next level

Com um PC capaz de rodar Neo Geo e PSX, estava mais esperançoso para enfrentar o dragão MEKA dessa vez. Abri o emulador com certa ansiedade, mantendo minhas mãos longe do mouse e torcendo para ver o emulador rodar, e finalmente a tela estava lá, e com o mouse funcionando perfeitamente! Mas uma pergunta ficou na minha cabeça: porque meu PC anterior não conseguia rodar o MEKA?

Encontrei a resposta alguns dias depois, pois o mesmo erro ocorreu mesmo com uma máquina melhor: O MEKA foi programado com a biblioteca gráfica de jogos Allegro. Essa biblioteca tinha um bug que travava o cursor caso o foco não estivesse na janela enquanto o programa é iniciado. Assim era necessário evitar clicar na área de trabalho ou em qualquer outro lugar no momento em que o emulador estava carregando. Finalmente, agora o MEKA está dominado!

MEKA - Welcome to Monster Land


MEKA foi o emulador mais excêntrico que eu usei na época: era como se eu estivesse usando um sistema operacional exclusivo para rodar Master System, com direito a papel de parede e ferramentas para hackear os jogos. Como se não bastasse, o emulador é recheado de piadinhas e segredos. Já na página principal o usuário tem que concordar com 3 regras para baixar o emulador: SEGA detona, Nintendo fede, Sony é pura maldade. Além disso, se o usuário altera a configuração dizendo que o NES não é ruim, o emulador não inicia e exibe a mensagem "Erro: o usuário gosta de Nintendo".

A emulação não era perfeita...era divina! Os jogos rodavam perfeitamente bem e com o som intacto, sem travamentos. O suporte à Light Phaser estava lá, e assim pude curtir Shooting Gallery, Rambo III, Gangster Town e outros clássicos. Além disso, o emulador podia emular também Colecovision e SG-1000, o console "papai" do Master System. O MEKA tinha diversos recursos como emular o som FM dos consoles japoneses, emular periféricos analógicos pelo mouse e trocar o país do console. Foi no MEKA que assisti a bela tela de BIOS do Mark III (Master System japonês) tocando a música de Space Harrier em um lindo cenário 3D com as estrelas acompanhando o ritmo da música.

Foi no MEKA também que acabei descobrindo a verdade à respeito dos jogos da Turma da Mônica. O desenvolvedor do Meka, Omar Cornut, é fã de carteirinha do terceiro jogo da série, divulgando fortemente o game em sua homepage. Foi meio decepcionante ver que os lendários jogos da turma do bairro do limoeiro nada mais eram do que hacks de Monster World. Mas foi aí que me tornei um grande fã da série, que é ainda mais charmosa no original.


Embora o Massage fosse capaz de rodar Game Gear, nunca testei essa funcionalidade nele. Acabei testando com o MEKA, que tinha uma emulação fantástica. Reduzindo convenientemente a resolução, o emulador apresentava bom desempenho emulando o portátil da SEGA. Foi no MEKA que descobri a série Shinning Force para Game Gear, jogando todos até enjoar. Além disso havia uma infinidade de jogos interessantes como Tails Sky Patrol, Shinobi, Wonder Boy III, entre outros.

No geral era um emulador incrível, uma verdadeira carta de amor ao Master System! E ficava ainda melhor com uma ferramenta extra, o MEKA Configurator. Esse pequeno software expandia o MEKA para que esse pudesse ter mais papéis de parede, configurava a resolução da tela e até habilitava a emulação de Nintendinho através de uma piada do emulador. Na tela de opções do MEKA, há uma opção que diz "Mario não é um encanador gorducho". Ao tentar marcar essa opção o emulador adverte: "você não pode negar fatos". Com o MEKA Configurator era possível marcar essa opção, habilitando a emulação de NES.

Enfim, passei anos e anos tendo o MEKA como emulador principal para Master System. Zerei muitos clássicos nele, além de descobrir novos jogos. Pena que nem tudo dura para sempre.

MEKA Windows

Com os novos upgrades abandonei o MEKA de DOS e passei para o MEKA para Windows, já que agora o DOS estava caindo em favor do Windows XP.

O MEKA Windows rodava muito bem em PCs mais antigos, mas até hoje a equipe tenta resolver um sério problema com o som nos PCs atuais: independente do desempenho da máquina, o som fica pulando e dando algumas engasgadas, prejudicando a experiência. Felizmente, ao contrário dos emuladores citados anteriormente, o desenvolvimento do MEKA continua, embora esteja bem lento. Mas o criador promete uma nova versão com grandes melhorias, inclusive na questão do som.

Mesmo com esses problemas, o MEKA é o emulador que mais uso para capturar screenshots dos jogos. Existem novas opções de emuladores para Windows hoje em dia, e pretendo abordá-las resumidamente num próximo post, mas nenhum deles tem o mesmo charme do bom e velho MEKA.

Caso queira conhecer esse emulador, clique aqui para baixar a última versão. E um aviso: o site tem um easter egg muito bacana, vale a pena examinar cada imagem do site. Quem sabe quais tesouros um inimigo pode estar guardando?

No próximo post

Voltei a consumir videogames com o meu Nintendo DS, e algum tempo depois adquiri um flash cart que permitia rodar programas caseiros e ROMs de Nintendo DS no próprio console. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o DS era capaz de rodar Master System também?

Abraços, e até o próximo post!

10 comentários:

  1. Adorei o post!
    Ainda não pus emulador pra pesar aqui no notebook (tem criança aqui em casa, e vc sabe, abusam!). mas tô doido pra encher meu futuro PC com títulos exclusivos japoneses e europeus, e claro, alguns do Game gear, quero ver o Hayato loiro com o som FM do Kenseiden Japonês. hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo! E quanto tiver o novo PC não deixe de instalar um emulador bom de Master e muitos games nele. Nada como curtir jogos com som FM, a experiência é show! Agora eu não sabia que o Kenseiden tinha suporte ao som FM, vou conferir agora mesmo!

      Abraços

      Excluir
  2. muito instrutivo o seu post, mas cara, você já tentou o Fusion? ele pega o Mega,Master,Game Gear e Sega Cd. e é de fácil instalação comparado com o MEKA. basta fazer uma pasta para o Master e enfiar os jogos dentro. configurar os controles e pronto. mas esse Kega deve ter algo que o Fusion não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leandro! Então, atualmente eu uso o Meka mais para tirar screenshots e emular jogos da light phaser, mas o que eu uso para matar minha fome de SEGA é o Fusion mesmo (antigo Kega). Pretendo falar dele também, é um dos melhores emuladores que eu já usei, é bem completo e simples de usar. Só faltou suporte à Light Phaser, mas de resto é show de bola!

      Abraços

      Excluir
  3. Nossa, eu não sabia desses Easter Eggs do MEKA, que da hora!!!!! hahahaha!
    E nem sabia que rolava emulação de NES, o cara fez um emulador muito bem humorado. Que ódio de mim mesmo por nunca ter fuçado nessas coisas! kkk
    Vc mencionou Shinning Force, eu nunca joguei nenhum jogo da série e já vi uma porção de gente falando bem, inclusive já recebi recomendações pra jogar.
    Mais importante de tudo: vou baixar o MEKA no site, preciso ver essas surpresas!
    Excelente o post, me deixou "master" curioso! Assim que clicar em "comentar" já vou procurar todas as piadas feitas pelo programador.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que eu curti nesse emulador é que ele é recheado de Easter Eggs. Outro que possui easter egg é o Zsnes, que mostra uma sombra do Papai Noel passando de trenó pela tela todo dia 25/12. E baixa lá o Meka sim, porque é um ótimo emulador, inclusive tem a versão 0.80 beta que deu uma melhorada muito boa.

      Ah, e se for por falta de recomendação, te deixo mais uma: Shinning Force é maravilhoso, um daqueles clássicos que só a SEGA sabia fazer. Vale a pena jogar, é bem divertido! E essas versões do Game Gear teve também para SEGA CD, com direito a animação e tudo.

      Abraços

      Excluir
  4. Rapaz, o Meka é uma prova de amor ao Master System, e este post é uma prova de amor pelo Meka!!! Muito legal ver como vc explorou e aproveitou ao máximo essa belezinha. Chego até a ficar sem jeito por ter elogiado tanto o Dega... hehehe
    Mas antes de usar o Dega, curti demais o Meka e só usava ele. Fui pro Dega pela agilidade dele, mas tenho que dar o braço a torcer, completo mesmo só o Meka. Fiquei com muita vontade de voltar a usar ele e... ah vambora, to esperando o que? Vou jogar alguns clássicos na última versão e claro passear pelo site e descobrir as surpresas que me aguardam! heheh
    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha verdade, eu curto demais o Meka! Ele e o Zsnes me despertam muita nostalgia, pois foram os emuladores que mais joguei na minha adolescência. E o Meka em especial era muito divertido de se fuçar e explorar, tinha muitos segredos, papéis de parede, funcionalidades...gosto muito desse emulador! E aproveita pra baixar sim, tem a versão 0.80 beta no site que tá show de bola!

      Ah mas eu também curto o Dega, ele é bem mais leve e fácil de usar, enquanto que o Meka dá trabalho e tem um problema estranho com o som quando usado em PCs atuais. Felizmente essa última versão está resolvendo esse problema, mas o Dega foi tão bem feito que funciona do Windows 98 até o Windows 7 perfeitamente!

      Abração

      Excluir
  5. Uma coisa que achei engraçada no Meka é a skin Mario must die! Um dia estava mexendo no emulador(não me recordo qual versão) e na opção de skins, tinha essa dai! Hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe verdade! O criador do Meka é um Seguista fanático, ele odeia qualquer coisa relacionada a Nintendo! Até na tela de opções ele aproveita para zoar o Mario rsrsrs

      Abraços

      Excluir